Pesquisadora discute formas de educação em tempos de pandemia

O projeto “Diálogos que conectam” realiza mais uma palestra que promove conteúdo técnico aos profissionais no dia 05 de maio, às 18h, com transmissão ao vivo pelos canais do Crea-BA no Youtube e Instagram. Promovida pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis Seção Bahia (Abenc-BA), a palestra será conduzida pela professora doutora e pesquisadora, engenheira civil Tatiana Dumet (confira currículo abaixo), trazendo o tema “Perspectivas para a Educação nas Universidades no Cenário Pós Pandemia”, que discute as formas de ensino e educação em tempos de pandemia, e quais são as perspectivas para o futuro do ensino, em especial, na engenharia.

Tatiana Dumet conta como é importante a abordagem do tema na contemporaneidade: “Vivemos um período de exceção e emergência que tem demandado uma série de ações novas a todos nós, e na educação superior não está sendo diferente. Na conversa iremos fazer algumas reflexões sobre o momento atual”, ressalta a palestrante, que é também Diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal da BAhia. Na mesma oportunidade, Tatiana também frisa o convite para transmissão ao vivo: “Esperamos todos vocês para juntos quebrarmos alguns paradigmas e pensarmos novas formas de aprendizagem”.

Currículo - Tatiana Dumet é engenheira Civil pela Universidade Católica do Salvador, Mestre em Engenharia Civil, com ênfase em estruturas de concreto, pela Universidade de São Paulo (USP-Capital), Doutora em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (USP-São Carlos), e possui especializações em Engenharia de Estruturas pela Universidade do Texas, em Austin e em Psicopedagogia Junguiana. Além disso, Tatiana também é Professora Associada do Departamento de Construção e Estruturas, da Escola Politécnica da UFBA, professora doutora e pesquisadora na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos temas relacionados ao concreto estrutural, Coordenadora do Colegiado do Curso de Engenharia Civil, Diretora Geral e Diretora Técnico Científica da Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP), Coordenadora do Laboratório de Estruturas S. P. Timoshenko, da EPUFBA, e Coordenadora da INOVAPoli-Incubadora de Base Tecnológica da UFBA. Desde 2014, é Diretora da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.

Para participar das palestras do projeto “Diálogos que Conectam”, basta acessar o canal do Crea-BA no Youtube ou do Instagram. Toda a estrutura do auditório do conselho será disponibilizada para a viabilização do evento, que não receberá público presencial. A ideia do projeto é fornecer conteúdo técnico para engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências no período de isolamento social. Outras informações sobre palestras ou cursos online também podem ser obtidas no site: www.creaba.org.br.

Confira o calendário de palestras


04 de maio, às 18 h - Engenharia de Avaliações e suas aplicações (Palestrante - André Tavares).

05 de maio, às 18h - Perspectivas para Educação nas Universidades no Cenário Pós Pandemia - (palestrante Engenheira Civil Tatiana Dumet)

06 de maio às 19h30 - Qual o nosso papel na construção de Cidades Inteligentes?(Participante - Geógrafa Grazielle Carvalho)

11 de maio, às 18h - Empresas do Futuro: A maior Mudança será Tecnológica ou Humana? (palestrante Psicóloga Fernanda Botecchia)

12 de maio, às 18 h - Gestão de Manutenção em Condomínios (palestrante Engenheiro Eletricista Cláudio Celino)

14 de maio, às 18h - Empresas do Futuro: A maior Mudança será Tecnológica ou Humana? (Palestrante - Fernanda Botecchia)

18 de maio, às 18h - O projeto de proteção contra incêndio e pânico, contrato de seguros e a Covid-19 (Palestrante - Inalvaro Soares e Nelson Uzêda)

21 de maio, às 18h - Por que marquises colapsam? (Palestrante - Engenheiro Civil José Neto)

25 de maio, às 18h - Vistorias Técnicas x Inspeção Predial - Conceitos, Definições, Procedimentos Normativos e Aplicações (Palestrante - Engenheiro Civil Arival Cidade)

28 de maio, às 18 h - Isolamento e Trabalho Responsável (Participante - Engenheiro de Minas Paulo Misk)

02 de junho, às 18 h - Engenharia 4,0 (Palestrante - Cartógrafo Miguel Pedro Silva Neto)

05 de junho, às 18 h - Progresso do Brasil na Engenharia Clínica (Participante - Engenheiro Eletricista Bruno Mota)

Fonte: Ascom Crea-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *