Acessibilidade na Norma de Desempenho

A acessibilidade é um dos assuntos de interesse geral, cada vez mais presente na nossa sociedade. Adequar empreendimentos e equipamentos públicos às pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, é um grande desafio dos poderes públicos e do setor privadas.

Essas questões serão tratadas na palestra “Acessibilidade na Norma de Desempenho”, em mais uma edição do Diálogos que Conectam, no dia 18 de junho, às 18 horas.

A palestra, que será realizada pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia (Abenc-BA), tem condução da engenheira civil Lívia Costa e da arquiteta Alba Sena Gomes.

Para Lívia Costa, o intuito da discussão é incentivar mudanças no setor da construção e elevar a qualidade das habitações. “É algo que está em curso na sociedade e a acessibilidade, com seus três pilares: segurança, conforto e autonomia para os usuários, está bem alinhada com esse objetivo”.

De acordo com Alba Sena, a palestra abordará, de maneira prática, a acessibilidade como parte do desempenho das edificações residenciais. “A NBR 9050/2015 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) nos dá as diretrizes de como fazer projetos acessíveis a todas as pessoas, com ou sem deficiência ou com mobilidade reduzida”, observa.

Voltada aos profissionais e estudantes da engenharia e interessados no tema, a apresentação focará ainda na necessidade de se construir para população da terceira idade que, em geral, passa mais tempo dentro de casa, destacando itens necessários à saúde e bem-estar das pessoas.

A palestra será transmitida ao vivo pelos canais do Crea-BA no youtube e perfil no Instagram @creaba. A ideia é fornecer conteúdo técnico para engenheiros, agrônomos, urbanistas e profissionais das geociências no período de isolamento social.

Para participar, basta acessar os canais do Crea-BA no youtube e Instagram.

Outras informações sobre palestras ou cursos online também podem ser obtidas no site: www.creaba.org.br.

Maria Lívia Gomes – Engenheira Civil, mestre em gerenciamento e tecnologias ambientais no processo produtivo pela Ufba. Consultora e auditora líder ISSO 9001/PBQP-H, e ISSO 14001, implantação da norma de desempenho em diversos empreendimentos. Participou da comissão da elaboração da Norma de Desempenho na versão de 2013 e do comitê de revisão atual.

Alba Sena Gomes – Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Ufba, tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em Processos Construtivos. Especialista em Gestão empresarial da construção civil, em Gestão da qualidade na construção civil e em pedagogia no ensino superior, atua em orçamentos, controle do cronograma físico-financeiro, levantamentos, cadastramentos, medições, atendimento ao cliente, fiscalização da obra, planejamento executivo da obra. Trabalhou em grandes empresas e atuou como professora da Unijorge. Atualmente é sócia gerente da Am, Gestão Engenharia e Arquitetura –Eireli-EPPE ARQUITETURA –EIRELI-EPP, Empresa de Consultoria.

Confira o cronograma de palestras:

25 de junho, às 18h - Mediação na Engenharia (Palestrante - Enga. Civil Rita de Cássia Almeida Rocha) - Palestra Online (youtube e instagram

30 de junho, às 18h - O Uso da Termografia no Diagnóstico de Manifestações Patológicas. (Palestrante - Eng. Civil Marcelo Pereira de Miranda) - Palestra Online

07 de julho, às 18h - Vistoria Cautelar de Vizinhança.(Palestrante - Eng. Civil José Fidelis Sarno) - Palestra Online

09 de julho, às 18h - Levantamento Tridimensional com Laser Scanner para projeto BIM (Convidado - Analista de Sistemas Boaz Teixeira de Souza) - Live no Instagram

21 de julho, às 18h - Empreendedorismo de Impacto.(Palestrante - Intraempreendedor e especialista em gestão de startups e inovação no Sebrae/BA José Soares) - Palestra Online (youtube e instagram).

23 de julho, às 18h - Gestão de Carreira: Um Outro Olhar para Engenharia (Palestrante - Especialista em Carreira Fábio Rocha) - Palestra Online (youtube e instagram).

28 de julho, às 18h - Obras Públicas - A importância dos Engenheiros e Arquitetos nos Processos de Captação e Aplicação de Recursos Federais (Palestrante - Engenheira Civil Cléa Maria Costa dos Santos ) - Palestra Online (youtube e instagram).

30 de julho, às 18h - Compatibilização de Projetos - Estudos de Casos (Palestrante - Engenheiro Civil Mário Ribeiro) - Palestra Online (youtube e instagram)

Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *