Startups - Eu tenho uma Ideia: Por onde começar?

O exercício da nossa criatividade é uma atividade constante e fluida, sendo estimulada sempre que nos vemos diante de desafios. Nestas situações, passamos por fases de observação e maturação do problema, tentamos visualizá-lo de diversos ângulos e então começam a surgir ideias.

É curioso o fato de que sempre pensamos que estas ideias virão como soluções prontas, perfeitas, irretocáveis, quase como um lapso de genialidade.

Essa idealização faz com que coloquemos alguns freios em seu desenvolvimento. Muitas vezes deixamos de compartilhar e, por conseguinte, receber críticas construtivas com medo de que alguém “roube” essa ideia. Além disso, não raras são as vezes em que temos convicção de que apenas essa ideia já vale muito dinheiro.

A grande verdade, entretanto, é que não somos autossuficientes e ideias não valem absolutamente nada. Quantas ideias deixaram de ser executadas pela inércia do primeiro passo?

É necessário ter coragem, estar ciente de que as ideias não estão perfeitas e que esse processo inicial de compartilhamento e aprendizado é essencial para o seu desenvolvimento.

Primeiramente é necessário se colocar em um lugar de reflexão, buscando deixar o projeto cada vez mais sólido: de qual modo você vai resolver esse problema? Para qual público você está solucionando isso? Será que eles estão realmente interessados nessa solução? Atualmente, para validação e organização de ideias, podem ser utilizadas algumas ferramentas como design thinking (double diamond), BMC (business model canvas) e prototipação de personas (UX).

Em segundo lugar é preciso compartilhar essa ideia com pessoas da área que você conheça, elas podem olhar a sua solução de forma crítica – lembra do ditado “não conseguimos olhar para a ilha se não sairmos da ilha”?

Após toda a etapa de maturação da sua proposta, deve-se planejar a operação. Como você pode elaborar um projeto que valide as hipóteses que você está propondo gastando o mínimo de dinheiro possível?

Mas isso iremos debater mais profundamente no próximo post. Aguardo você lá!


Gabriel Novelli

Engenheiro Civil - UFBa


Co-Fundador da OrçaAqui

Mateus Cardoso Couto

Engenheiro Eletricista


Engenheiro eletricista especializado em telecomunicações, mestrando em desenvolvimento sustentável (SENAI), assessor da presidência (CREA-BA) e consultor de tecnologias da Informação e Comunicação, digitalização, virtualização, educação 4.0 e gestão ágil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *