Palestra online destaca o desempenho das edificações habitacionais

O desempenho das edificações habitacionais será amplamente discutido em mais uma edição do Projeto Diálogos que Conectam, no próximo dia 10 de setembro, às 18 horas, pelo canal do youtube do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (www.youtube.com/creaba1). O evento online, promovido pela Associação Brasileira dos Engenheiros Civis – Departamento Bahia (Abenc-BA), trará como palestrante a engenheira civil Priscila Freitas, que tem mais de 11 anos de experiência na área. Os participantes terão direito a certificados online e as instruções para recebê-los serão sinalizadas durante a palestra.

A NBR 15575 foi publicada pela primeira vez em 2008 e reeditada em 2013 e, segundo Priscila Freitas, o seu cumprimento reflete principalmente na questão de melhoria da qualidade do produto. “Ela traz parâmetros de qualidade que devem ser avaliados e, diferente de outras normas, não trata de como fazer a edificação, mas dos resultados que deverão ser atendidos. Para exemplificar, a norma fala em atenuação da acústica entre unidades habitacionais adjacentes, estabelecendo parâmetros e todos eles podem ser avaliados inicialmente nos projetos por meio de simulações e depois medidos in loco a partir da execução do projeto”, explica.

Ela considera a norma como um marco porque tem sido visto o desenvolvimento de produtos, componentes, de elementos e até mesmo o fomento a industrialização das edificações habitacionais. “A palestra vai abordar pontos como: o que é, importância, aplicação, os principais requisitos e atuais mudanças. Temos sete anos de norma e ela já está sendo revisada. Vou apontar as principais mudanças e como isso eleva a qualidade da edificação no Brasil”, reforça.

A palestrante ressalta que a norma está adequada ao Programa Casa Verde Amarela (uma atualização do antigo Minha Casa, Minha Vida), que está sendo implantado pelo Governo Federal, porque atrela a qualidade das edificações habitacionais. De acordo com Priscila, não existe uma cobrança pelo cumprimento da norma, mas para que haja, por exemplo, o financiamento da Caixa, as empresas precisam comprovar que o produto que estão colocando no mercado atende às normas técnicas prescritivas e de desempenho. “Tudo isso será abordado na minha apresentação. A ideia do Diálogos que Conectam é bacana, principalmente, pela importância dos temas para os profissionais. Tenho acompanhado muitas lives e o Crea não poderia deixar de fazer as suas, precisamos fortalecer o conhecimento e disseminá-lo com os profissionais”, observa.

Priscila Freitas – É bacharel em Engenharia Civil e especialista em Engenharia Diagnóstica e em Engenharia de Qualidade da Construção e Montagem Industrial. Auditora Líder ISSO 9001, certificada pela Bureau Veritas Quality Internacional e consultora da área de construção civil do Senai. Coordena o laboratório de desempenho de edificações no Cimatec Park, em Camaçari, e ministra a disciplina de Análise de Desempenho das Edificações na Pós Graduação MBI Bim e Gestão de Inovação Tecnológica da Construção, no Senai Cimatec.

O projeto Diálogos que Conectam foi pensado como forma de levar conteúdo técnico de qualidade aos profissionais e sociedade durante o período de isolamento social. Para participar, basta acessar o canal do Crea-BA no Youtube. Outras informações sobre palestras ou cursos online também podem ser obtidas no site: www.creaba.org.br.

Confira o cronograma de palestras:

11 de setembro, às 18h - Performance de Grandes Máquinas Industriais (palestrante: engenheiro químico José Antonio de Carvalho Cunha) - entidade promotora: Senge

15 de setembro, às 18 h - Manifestações Patológicas em Sistemas de Pinturas em Fachadas (palestrante: Engenheiro Civil Andre Luiz Cardoso)

17 de setembro, às 18 h - Erros Mais Comuns nos Orçamentos das Obras (palestrante: engenheiro civil Aldo Dórea Mattos) - entidade promotora: Abese.

22 de setembro, às 18 h - Apresentação do programa SESI e Indústria juntos contra a Covid-19 (palestrantes: Engs de seg. Maria Fernanda Lins e Rafael Rocha) - entidade promotora: Abese

Nadja Pacheco

Fonte: Ascom Crea-BA

Compartilhe esse conteúdo:

Evento integra programação do Diálogos que Conectam e será realizado no dia 10 de setembro, às 18 horas

Os comentários estão encerrados.