Engenharia Civil e Trabalho Voluntário, Um Benefício Mútuo!

A engenharia civil é uma profissão que possibilita diversas áreas de atuação na sociedade, como abastecimento de água, moradia, mobilidade urbana, novas tecnologias, entre outras. A Associação Brasileira de Engenharia Civil da Bahia, Abenc-BA, constantemente engajada em despertar a valorização e atualização profissional incentiva o profissional a contribuir para uma sociedade com infraestrutura digna, tendo em vista a qualidade de vida da sua população.

As oportunidades de se engajar em um projeto voluntário, retornando para a sociedade o valor de suas habilidades, são inúmeras.

Listamos 4 iniciativas que trabalham diretamente no voluntariado na engenharia:

1. TETO - https://www.techo.org/

A instituição se dedica a construir moradias populares para a população carente com um método que utiliza módulos para levantar uma casa em um fim de semana.

A sua empresa pode participar do voluntariado corporativo e se juntar ao TETO em determinados finais de semana por ano para construir moradias.

2. ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS - https://esf.org.br/

Engenheiros sem fronteiras (Núcleo Salvador): https://www.linkedin.com/company/esf-salvador/?originalSubdomain=br

É uma organização não governamental (ONG) que acredita na importância da engenharia como meio de transformação social.

A ONG é composta por estudantes e/ou profissionais, que são movidos pelo objetivo de impactar a sociedade através da engenharia, educação, sustentabilidade e voluntariado.

3. PMI Bahia - https://pmiba.org.br/pagina/138/?voluntariado.html

O Programa de Voluntariado é um importante mecanismo de interação entre profissionais que buscam conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Oferece o desenvolvimento dos voluntários, através de eventos com temas referente a gestão de projetos, e acompanhamento trimestral ao voluntário.

4. No site da ONU, existe uma aba chamada “onlinevoluteering.org” que é totalmente voltada para quem quer fazer um voluntariado, sem sair de casa. Essa ferramenta conta com uma série de opções das mais diversas áreas e envolvendo diferentes situações atuais. Ao escolher uma iniciativa, você pode observar com qual dos 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento sustentável da ONU você contribuirá.

Trazer para a empresa competências e habilidades adquiridas em serviços voluntários é sim um diferencial que conta a favor para estudantes que estão em busca de inserção no mercado de trabalho e para profissionais que querem agrega valor ao currículo, sobretudo, na capacidade comportamental e humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *