Abenc-BA inaugura escritório em Feira de Santana com apoio de profissionais e entidades de classe

0
353

A Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia (Abenc-BA) comemorou, na quinta-feira (29 de setembro), a criação do seu escritório regional em Feira de Santana. O encontro foi realizado na Associação Comercial do município e contou com as presenças de engenheiros, arquitetos, além de representantes de entidades de classe.

Em 30 anos de fundação, a Abenc é pioneira nesta ação, cujo objetivo é dar mais dinâmica ao processo de interiorização da entidade, no apoio a atuação dos profissionais no mercado de trabalho, além da defesa dos interesses da sociedade. “Estamos muito satisfeitos em cumprir esta missão. Com isso, vamos criar um espaço qualificado para as discussões sobre temas de interesse dos engenheiros civis e da sociedade feirense e região”, declara a presidente da Abenc-BA, Rute Carvalhal.

Além da presidente, a mesa de abertura foi composta pelo diretor da Abenc-BA em Feira, eng. civil Gerinaldo Costa Alves, eng. civil Rui Ribeiro Cordeiro, vice-presidente da Abenc, eng. civil Grécio Lima Vieira, representando o Crea-BA (Inspetoria de Feira), professora e eng. civil Mônica Batista Leite (Uefs), eng. alimentos Márcia Ângela Nori, vice-presidente do Senge-BA, eng. civil Luiz Cezar Cerqueira, da Associação Feirense de Engenharia, arquiteto Raimundo Lopes Ferreira, da Associação dos Profissionais da Arquitetura de Feira de Santana. O encontro também foi coordenado pelo diretor Paulo Sertório e conselheiro Luis Claudio Vargas, da Abenc-BA.

O diretor do escritório, Gerinaldo Alves, explica como vai coordenar a iniciativa. “Precisamos desenvolver ações que promovam a visibilidade da entidade e sua participação na vida da comunidade, buscando defender interesses dos profissionais e da própria Engenharia, sempre à luz do que rege o seu Estatuto. A engenharia responde por mais de 70 % do PIB do país. Em Feira, precisamos atuar mais na área de planejamento urbano, questões ambientais, além de contribuir com o ensino da engenharia. Vamos em frente”.

Para o vice-presidente da Abenc-BA, Rui Ribeiro Cordeiro, a criação do escritório em Feira já começou sendo um sucesso, sobretudo com um número expressivo de profissionais que compareceram a reunião. “Feira mora no coração da Abenc-BA. Vamos fortalecer a nossa entidade em defesa dos profissionais engenheiros civis e da sociedade. Desde já convoco todos a contribuir com trabalhos técnicos para o nosso site e boletim. A nossa meta é promover um grande congresso aqui em Feira”, defende.

Confira a nova diretoria do Escritório Regional para o Biênio 2017/2018: Gerinaldo Costa Alves (Diretor), Rita de Cássia Fiuza Peruna (1º Vice Diretor), Jaime da Cruz (2º Vice Diretor), Bruno Fernandes Araújo Sodré (1º Diretor Secretário), Grécio Lima Vieira (2º Diretor Secretario); Maria do Socorro Silva (1º Diretor Tesoureiro); André Dantas de Souza Nobre (2º Diretor Tesoureiro),; Conselho Consultivo Fiscal: Luiz Cezar de Cerqueira Silva, Danilo Silva Ferreira, Diogenes Oliveira Senna, Florisvaldo Nunes Falcão Jr. (titulares); Wendel Peixoto dos Santos, Renato Alves Ferreira (suplentes).

Sobre a ABENC-BA: É uma entidade de utilidade pública de acordo com a Lei Municipal nº 3.928/1988, sem fins econômicos. Foi fundada no dia 18 de agosto de1986. É a única entidade no Estado da Bahia que congrega exclusivamente engenheiros civis e tem por objetivo, em favor da sociedade, o aperfeiçoamento técnico–científico e o desenvolvimento cultural dos Engenheiros Civis, em todo território baiano.

Declarações de apoio:

A Abenc em Feira é uma grande iniciativa de agregar os engenheiros civis numa entidade de classe importante na nossa região, sobretudo, com papel fundamental nas discussões do curso de engenharia civil – professora e engenheira Mônica Batista Leite (Uefs).

Este encontro foi muito importante para mostrar a força do interior. A Abenc-BA vai contribuir muito em Feira, sobretudo com o trabalho do professor Gerinaldo Costa à frente do escritório. – professora e engenheira Márcia Nori (Senge-BA).

Apesar de sermos maioria, enquanto engenheiros civis, não estamos articulados. Precisamos fortalecer mais a nossa atuação profissional nas regiões. Dessa forma, tenho certeza que o Crea-BA abraça  e apoia a iniciativa da Abenc-BA em Feira de Santana – engenheiro Grécio Lima Vieira, representando o Crea-BA (Inspetoria de Feira).

Engenharia e Arquitetura são categorias que se complementam. Parabéns Abenc! Sejam vem-vindos a Feira. Atesto a seriedade e competência dessa entidade e estamos à disposição. – Raimundo Lopes, o Catatau – da Associação de Arquitetos de Feira.

 

COMPARTILHAR