ABENC-BA realiza curso de Patologias em Fundações, Estruturas e Edificações para profissionais e estudantes em Salvador

0
464

Com participação expressiva de profissionais e estudantes, o Teatro da Cidade recebeu a primeira turma do PAFEE em Salvador. Sob o comando do Eng. Dickran Berberian, mais de 200 participantes atentos a cada informação apresentada nos dois dias que ocorreu o evento.

A abertura foi conduzida pela Presidente da ABENC-BA Eng. Rute Carvalhal que convidou para compor a mesa de abertura a Eng. Juçara Leão Tanajura representando o SINDUSCON-BA, o Eng. Eduardo Rode representando o CREA-BA, o diretor da Interativa Sr. Carlos Reis, o professor Eng. Elmo Cruz da UCSAL, o Vice-Presidente da entidade Eng. Rui Cordeiro e Prof. Dickran Berberian que ministrou o curso. Todos fizeram uso da palavra, parabenizaram os participantes e desejaram sucesso ao curso. O representante da Interativa fez uma breve apresentação da parceria que possui com a entidade, destacando a importante de criação de novas formas de remuneração que os profissionais podem alcançar e deixou o contato para aqueles que desejarem maiores explicações sobre o tema.

O professor Berberian demonstrou grande satisfação em estar na capital baiana pela primeira vez e encontrar um público grande e interessado em tratar do tema de forma intensa. Destacou que o curso será todo baseado na prática profissional, deixando para cada um o interesse em se fundamentar nos conceitos utilizados ao longo das abordagens apresentadas.

Situações concretas devem ser usadas para melhor entendimento do tema e também a participação dos profissionais e estudantes no curso, já que a proposta é de tratar diretamente dos problemas pertinentes as patologias em fundações, estruturas e edificações, com o propósito de subsidiá-los a melhorar suas análises quanto a emissões de laudos, bem como na execução de obras, na sua eficiente fiscalização, prestando um serviço de qualidade e com redução ou eliminação de custos.

O curso foi bastante concorrido e a aceitação foi grande, segue abaixo alguns depoimentos importantes que retratam a avaliação do evento:

“Estou gostando muito do curso de Patologias, o professor muito bom, sabe muito e está sendo muito proveitoso o curso.”

Alexandre Lima – Engenheiro Civil

 “Estou gostando muito do curso, acho que o professor Dickran ele tem um conhecimento muito grande, ele consegue conciliar a teoria que a gente vê em sala de aula com a prática que a gente vê na nossa profissão, no dia a dia e está sendo muito válido, está valendo muito a pena.”

Jéssica Aparecida – Analista de Engenharia

“ Esta tem sido a excelente iniciativa da ABENC em realizar este curso de Patologia, tem sido de extrema importância, colaborando na minha formação acadêmica daquilo que já vi na faculdade, complementando todo esse conhecimento, o professor Dickran possui uma excelente didática, nos ensina a partir de exemplos, daquilo que vamos nos deparar no dia a dia e muitas das vezes nos deparamos no que fazer e como fazer e o professor está aqui dando essas dicas bastante importantes, então esse curso tem sido importantíssimo, muito bom para minha formação acadêmica.”

Rafael Oliveira Borges – Estudante do 10º Semestre de Eng. Civil

“O curso do professor Dickran está sendo muito importante para mim porquê está abrindo horizontes que não bem explorados na engenharia, principalmente nas universidades, o tratamento das patologias, a identificação das trincas, a diversidade que temos, principalmente em edifícios mais antigos e qual a importância que a gente precisa dar pra isso, ao entrar em qualquer edifício para fazer qualquer vistoria, além disso o estudo dos tipos de fundações e do solo, o cuidado que devemos ter durante o período de obra, para evitar possíveis problemas de recalques diferencial. Acho muito importante e muito carente nas universidades.”

Micaela Oliveira – Estudante da UNIJORGE

“Gostei muito do curso, achei bastante proveitoso, a gente pôde aprender muitas coisas, muitas técnicas importantes e atualizar os conhecimentos é sempre importante, gostei muito, parabenizo à ABENC, parabenizo ao CREA por viabilizar este curso, todos estão de parabéns muito bom o curso, super recomendo os próximos e estarei junto também quando acontecer outras promoções da ABENC e do CREA BA.”

Álvaro Torres – Engenheiro Civil da PTCL SERVIÇOS

“Interessantíssimo este curso que está ocorrendo aqui em Salvador, professor muito conhecedor do assunto e o mais interessante disso tudo é a participação de todos os alunos, o professor transformou o curso desse jeito, a possibilidade de todos participarem, de perguntarem, envolvimento teórico e prático também, mesmo dentro do auditório, mas muitos exemplos práticos e discussões interessantes e agregador de conhecimento para todos nós que estamos aqui.”

Augusto Dutra – Engenheiro Civil

 “Acho que a gente aqui em Salvador está sendo agraciado com este curso, totalmente pertinente, uma pauta voltada para problemas daqui de Salvador e do mundo inteiro também e está servindo para os estudantes, para jovens profissionais dos mais experientes, inclusive tem professores de longas datas que estão aprendendo neste curso também.”

Otto Moitinho – Engenheiro Civil da CODESAL

“Dos depoimentos a gente percebe inclusive que a abordagem de duas épocas de engenharia, dois segmentos de engenharia, o segmento de Dr. Augusto Dutra, ao qual eu pertenço, pessoas com mais de 30 anos de formado, consumado com experiencia prática e teórica e o pessoal mais novo, que também está iniciando na carreira, mas que felizmente o objetivo tá conseguindo atender a todos esses públicos, então é muito gratificante essa experiencia que estamos tendo agora.”

Elio Perrone – Engenheiro Civil da Prefeitura de Salvador

No segundo dia do curso formos surpreendidos com a visita do Presidente do CREA-BA Eng. Luis Edmundo Campos, que fez uso da palavra, parabenizando a atual gestão da ABENC-BA e o sucesso do curso ministrado pelo mestre Eng. Dickran Berberian. No momento destinado à sua fala a Presidente da entidade Eng. Rute Carvalhal convidou todos os presentes que fazem parte da gestão e apresentou cada um dos membros, destacando que nada se conquista sozinho, que o sucesso é o resultado de um trabalho coletivo, com o apoio incondicional de todos que sempre depositaram apoio aos projetos que foram colocados em prática ao longo do triênio, embora com grandes dificuldades para realiza-los.

No final do curso o professor foi aplaudido de pé pelos participantes e ocorreu o sorteio de diversos brindes distribuídos pela MÚTUA-BA, ABENC-BA e CREA-BA. Em seguida, ministrado pelo Prof. Dickran Berberian, produzido e organizado pela Diretoria e capitaneada pela sua Presidente Rute Carvalhal, ofereceu como brinde um Workshop no dia 25 (domingo à noite), livre a toda comunidade de Salvador e entorno, sobre o tema “Cálculo de Sapatas por Métodos Semi-empíricos Estatísticos”, é certo que em face do sucesso do evento tanto no curso de Patologia quanto no Workshop, o Prof. Dickran Berberian levará um ótimo conceito dos técnicos, da ABENC e do CREA da Bahia.

Fonte: Ascom ABENC-BA

COMPARTILHAR