ABENC-BA realiza curso PAFEE em Feira de Santana

0
153

Mais de 120 pessoas participaram do Curso PAFEE, promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia (ABENC-BA), com a apoio do CREA-BA e parceria da MÚTUA-BA, Caixa e FTC-Feira e Escritório Regional da ABENC Feira de Santana, realizado nos dias 9 a 11 de novembro, no auditório do Hotel Feira Palace na cidade de Feira de Santana-Ba.

O curso foi ministrado pelo Engenheiro Civil Dickran Berberian, especialista em Fundações, Patologia de Estruturas e Geotecnia. Professor da UnB – Universidade de Brasília, onde lecionou por 44 anos as disciplinas de Fundações, Mecânica dos Solos l e II e Investigações Geotécnicas, e as cadeiras de Fundações e Patologia e Reforço de Fundações. Ao todo foram aproximadamente 12.260 (Doze mil duzentos e sessenta) obras e serviços técnicos, sob sua supervisão ao longo dos últimos 49 anos de atividade acadêmica e profissional e é autor de diversos livros utilizados nacionalmente.

Todos os participantes receberam material apostilado, para acompanhamento do curso e contou também com a impressão de partes do seu mais novo livro de Patologia, que ainda não está disponível para o grande público e com informações atualizadas sobre o tema.

A abertura do curso contou com a presença do Diretor do Escritório Regional da ABENC Feira de Santana Eng. Gerinaldo Costa no evento representando a Inspetoria do CREA Feira de Santana, do Adm. Anderson  representante da Caixa Econômica Federal local, do Prof. Ítalo representante da FTC, da Vice-Diretora do Escritório da ABENC  Eng. Rita Peruna, da representante da Mútua Ba Sra. Vanessa Costa, do representante do CREA-BA Eng. Eduardo Rode assessor da Presidência no evento representando o Prof. Luis Edmundo Prado de Campos Presidente do CREA-BA, do Vice-Presidente da ABENC-BA Eng. Rui Ribeiro Cordeiro, do Diretor Financeiro da ABENC-BA Eng. Paulo Sertório, da Presidente da ABENC-BA Eng. Rute Carvalhal e do Prof. Eng. Dickran Berberian.

Todos fizeram uso da palavra e deram boas vindas aos participantes, desejaram sucesso no curso. O diretor do Escritório Regional da ABENC FEIRA Eng. Gerinaldo Costa e o Vice-Presidente da ABENC-BA reforçaram a importância de ser associado da entidade, porque o seu maior propósito é o de fortalecer os seus associados e que a vinda curso demonstra exatamente o objetivo da ABENC-BA. A Presidente Eng. Rute Carvalhal agradeceu a presença de todos, destacou a qualidade da capacitação que estava sendo oferecida e apontou que a escolha pela cidade de Feira de Santana se deu em razão do destaque que tem sido as ações dos profissionais locais, fomentando sempre a realização de eventos importantes para todos.

No encerramento da mesa, o representante do CREA Eng. Eduardo Rode presentou o professor com o livro A Engenharia e a História da Bahia e uma coleção de DVDs sobre o tema e a representante da MÚTUA Sra. Vanessa Costa o presenteou com suvenires destinados aos seus associados, como forma de agradecimento pela sua presença e desejo de sucesso nos trabalhos com os participantes locais.

O professor Dirkran iniciou o curso destacando a importância do tema para os profissionais e evidenciou que as vezes medidas simples e com menos custos poderiam evitar problemas diversos causados por patologias nas estruturas, fundações ou edificações e que o exposição que estava se iniciando visava tratar da prática profissional e não a leitura de teorias ou legislações voltadas para a construção.

Alguns participantes fizeram declarações sobre o curso e publicados em seu inteiro teor:

“O curso fala por si só, na verdade um presente para os profissionais da área técnica, especificamente de engenharia e arquitetura, por que não dizer também da parte de geotecnia, o professor Dickran é o papa de fundações no Brasil e qualquer comunidade da área de engenharia que tiver a oportunidade de fazer parte de um encontro como esse só tem a ganhar, além de um excelente profissional é uma pessoa simples e simpática. Finalizando, estamos aqui muito satisfeitos com o desenvolvimento desse curso e parabéns a todas as pessoas que colaboraram com a realização deste evento, que por sinal é uma equipe excelente e tudo está funcionando muito bem.”

Eduardo Pirajá – estudante da UNIFACS Feira de Santana

“O curso está cumprindo aquilo que ele propôs, um curso prático sem muitas teorias, o professor Berberian leva a gente a raciocinar e pensar na simplicidade das coisas, ele simplifica as coisas, sendo que geralmente no curso ele tem puxado algumas vezes pra parte mais profunda, mostrando que a gente precisa, para ter liberdade para simplificar as coisas, os cálculos e as atitudes na obra, a gente precisa ter bagagem pra ter liberdade de simplificar, então está agregando muito porque ele tem trazido alguns macetes pra discutir obras, coisas rápidas que a gente pode tomar decisões em obra na hora ou em fase de projeto a gente pode usar como referencia para comparar, então ele está cumprindo bem o que foi proposto. No curso o professor Berberian aproxima teoria da prática, sem complicações e sem mistérios, mostrando como aplicar a teoria aprendida na universidade. Ele consegue abranger uma grande quantidade de informações sobre as propriedades do concreto e do solo, associando equações matemáticas, que descrevem o comportamento físico e mecânico, mostrando como esses materiais se comportam na obra, diante das cargas, sempre falando de ruptura e deformações. Mostra também como resolver os problemas na obra, detalhando a execução.”

Maria do Socorro Costa São Matheus – professora da UEFS de Fundações e Mecânica dos Solos

“O curso está sendo muito enriquecedor pra a carreira do engenheiro civil como profissional e isso com certeza vai ajudar muito pra gente que está buscando sempre mais conhecimento fora da faculdade, está sendo muito bom”

Jainne Lima Bonifácio – estudante da FTC Feira de Santana

“O curso PAFEE orienta o trabalho da Engenharia Civil em análises qualificadas dos problemas e patologias nas estruturas e edificações. Apresenta medidas simples que devem ser adotadas em momentos certos da construção, evitando custos e ações judiciais. Excelente curso promovido pela ABENC, cumprindo com excelência o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico-científico dos Engenheiros Civis. Parabéns!”.

Ricardo Aragão e Silva – Engenheiro Civil do CPRM – Serviço Geológico do Brasil

Após a finalização do curso ocorreu o sorteio de diversos brindes distribuídos pela MÚTUA-BA, ABENC-BA e CREA-BA. O professor Berberian convidou a turma, sem nenhum custo, para participar de Workshop realizado no turno da tarde do dia 11/11 das 15 às 19 horas, um número significativo de participantes aceitou o convite e participaram atentamente do evento, demonstrando a grande aceitação do encontro organizado pela ABENC-BA.

Fonte: Ascom ABENC-BA

 

COMPARTILHAR