Barreiras recebe quinto escritório regional da Abenc-BA

0
639

Barreiras recebeu no dia 3 de agosto, o quinto escritório regional da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Dep. Bahia (ABENC-BA). O evento contou com participações de lideranças locais, profissionais representantes de instituições de ensino e do Conselho de Engenharia e Agronomia.

A presidente da ABENC-BA, engenheira Rute Carvalhal, cumprimentou os presentes, e destacou a alegria de chegar a Capital do Oeste Baiano, com a certeza da importância da valorização do profissional  engenheiro civil referência para o desenvolvimento, que embora a grande aptidão da região esteja relacionada ao agronegócio, onde os agrônomos dominam em quantitativo de profissionais, se faz necessária a participação conjunta com o engenheiro civil, seja para implantar melhores canais de escoamento da produção agrícola da região ou para qualquer outro serviço que envolvam os conhecimentos destes profissionais. Além da necessidade da criação de espaços qualificados de discussão de temas de interesses desses profissionais, objetivo maior de estar realizando o evento na região oeste do Estado. O propósito é de unir forças e não de disputar espaços com outras entidades, considerando que a entidade não é regional e sim estadual, devendo possuir representantes de todos os grandes centros urbanos do Estado da Bahia.

Na oportunidade, a presidente destacou também que a ABENC é a única entidade que agrega apenas engenheiros civis, está atuando no mercado há 30 anos, possui assento no CREA-BA, garantindo assim a inserção do profissional e discussões relevantes e de interesse de todos.

Nos pronunciamentos da mesa de abertura, que contou com o engenheiro civil Rui Ribeiro Cordeiro, vice-presidente da ABENC, o representante do CREA-BA da Inspetoria de Barreiras, o engenheiro civil Edson José Boll, e o conselheiro do CREA-BA o engenheiro agrônomo Paulo Affonso Leiro Baqueiro, no evento representando todos os engenheiros agrônomos da região.

Ao agradecer a acolhida dos profissionais da região oeste do estado, o vice-presidente da ABENC, Rui Cordeiro, destacou que a ABENC não poderia ampliar seus horizontes sem a participação dos engenheiros que tanto trabalham, fortalecendo a profissão e que não poderia avançar na interiorização da entidade sem também estar presente da cidade de Barreiras, que ele já atuou na região e na cidade com empreendimentos de engenharia e que estava muito feliz de verificar o grande desenvolvimento da cidade.

 O profissional representante do CREA, Edson Boll apontou a importância da ABENC estar chegando na cidade e que embora exista outra entidade que agrega os profissionais na região, ela não é exclusiva de engenheiros civis, agora com certeza haverá um olhar direcionado aos profissionais locais, inclusive proporcionando cursos, seminários e eventos que possam fortalecer a engenharia civil. Por fim fez uso da palavra o profissional Paulo Affonso Leiro Baqueiro. Ele destacou a importância dos engenheiros civis no desenvolvimento agrícola regional, sem estes profissionais certamente a produção local não teria o destaque que tem hoje. Na oportunidade apontou que atualmente a Bahia possui a representação do conselheiro federal Eng. Alessandro Machado que é Eng. civil e agrimensor e que tem contribuído de forma bem contundente em propostas favoráveis aos engenheiros do país e que muitos avanços têm ocorrido no sistema depois da chegada dele no conselho federal.

Na sequência, a presidente Rute Carvalhal proferiu a apresentação institucional da entidade, sua finalidade, sua atuação no cenário baiano, as ações da atual gestão nos últimos meses, a inauguração da sede própria do escritório na capital baiana e apresentou a ampliação dos novos apoiadores e parceiros, destacando também as campanhas que a entidade tem promovido em prol da sociedade. Antes de encerrar a exposição destacou a agenda de ações para este ano e os principais pontos previstos para a atuação do novo escritório local. Finalizando, convidou a todos para se associarem a ABENC-Ba, fortalecendo cada vez mais a representação dos profissionais de Barreiras e região e agradeceu ao empresário Carlos Henrique Souza Costa Filho, presidente da Câmara de Dirigentes Legistas de Barreiras, pela liberação do espaço onde foi realizado o evento.

Os profissionais participantes do evento definiram a formação de uma comissão para definição dos representantes do escritório regional na ata oficial, que foi composta pelos seguintes profissionais engenheiros civis presentes: Valter Bastos Cunha Filho, Nielson Soares de Araújo, Érico de Souza Ramos e Severo Cândido Fidelis de Carvalho.

No encerramento do evento os profissionais foram presenteados com diversos brindes doados pela MUTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-BA, colaboração do atual diretor Eng. Joseval Carqueja e do Kit da coleção História da Bahia e a Engenharia, colaboração do presidente do CREA-BA Eng. Marco Antônio Amigo. Os homenageados foram os engenheiros Severo Cândido Fidelis de Carvalho, Valter Bastos Cunha Filho e Nielson Soares de Araújo. Após a homenagem todos foram convidados a participarem de coquetel de confraternização.

Texto base: Rute Carvalhal Borges

 

COMPARTILHAR