CURSO: Geologia para engenheiros

0
1952

DESCRIÇÃO

  • CURSO
  • Geologia para engenheiros.
  • Para saber, bem viver e lidar com a Terra
  • 22 a 26 de maio, das 18h30 às 22h – Auditório da Faculdade Maurício de Nassau

 

 

Nenhum humano pode beber água, mais de uma vez, em um rio. Porque águas novas estarão passando e o humano também se modificará. Assim disse Herácleitos, no século VI aC. Podemos ampliar isto. Nem o chão, nem as montanhas permanecem os mesmos. O estudo geológico é fundamental para adquirirmos mais que uma compreensão da Terra, da sua constituição, evolução, grandes perspectivas e detalhes menores. Uma abordagem do nosso planeta permite entendermos, do sólido, sua fragilidade, do rígido, sua fluibilidade, da grandiosidade, sua tibieza, do momento, sua fugacidade, tudo reverberando para sempre, no tempo. As consequências afloram na interface ser humano – ambiente, condicionando intervenções antrópicas e seus reflexos. As noções fundamentais de Geologia são decisivas, educando o olhar e condicionando o agir, moldando as corretas apreciações e ações, no lidar objetivo com o mundo em torno. Em suma, saber Geologia é ver e entender, do detalhe ao macro, a superfície da Terra, as condicionantes e os frutos da nossas intervenções.

Dia 22 (segunda-feira) Minerais – O que são e sua significação, distribuição, variedades. Rochas – O que são, formação, distribuição, características e utilização. Rochas ígneas – As rochas formadas a partir do magma, tipos, variações, propriedades. Ocorrência, no tempo. Intemperismo – O ataque natural às rochas, seus enfraquecimentos físicos e químicos. Erosão – O deslocamento do material intemperizado e suas consequências. Deslocamentos, dos tênues aos desastrosos. Deslizamentos, desmoronamentos, avalanches.

Dia 23 (terça-feira) Bacias sedimentares – Como se formam, características, propriedades. Rochas sedimentares – Rochas formadas a partir da desagregação, transporte e compactação de rochas anteriores. Estratigrafia – Como se formam, características, tipos, dimensões dos grandes leitos de rochas sedimentares.

Dia 24 (quarta-feira) Tectônica – As forças que levam às alterações de grandes pacotes rochosos. Falhas – Os esforços, as partições e deslocamentos de blocos rochosos. Dobramentos – Deformações nas rochas, suas causas, características, origens, consquências. Rochas metamórficas – Transformações sofridas pelas rochas em condições de altas pressão e temperatura, os tipos, condições, resultados.

Dia 25 (quinta-feira) Gravidade – Significado, reflexos, diferenças. Magnetismo – Significado, variações, propriedades. Sísmica, Terremotos e Maremotos – Origens, propriedades, utilidade, efeitos, previsibilidade. Estrutura da Terra – Composição, acessibilidade, variações. Tectônica de Placas – Uma Terra em pedaços e dinâmica. Causas, efeitos, deriva continental, Pangeias.

Dia 26 (sexta-feira) História Geológica da Bahia – Modificações dos nossos terrenos de 4,56 bilhões de anos até a atualidade. Geologia da Bahia – Distribuição das grandes unidades. Geologia de Salvador – Unidades e estruturação.

Sobre o coordenador: Rubens Antonio da SilvaFilho é graduado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1078-1982), em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995-1999), tendo cursado também Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989-1993). Mestre em Geologia pela Universidade Federalda Bahia. É servidor público desde 1984, atuando como Geólogo do Museu Geológico do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respondendo por questões relacionadas à Minerologia, à Geologia, à Paleontologia e às Histórias Geológica e daMineração. Autor de livros e mapas, Ministra cursos relacionados a Geologia, História Geológica, Artes, História, com ênfase para o Cangaço, e urbanização de Salvador, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

SERVIÇO

Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Dep Bahia (ABENC-BA)

www.abenc-ba.org.br

Investimento do curso:

R$ 80,00 (estudantes) e R$ 120,00 (profissionais)


 Faça agora sua inscrição:

 

 

Dúvidas ou esclarecimentos: Email: paulosertorio@abenc-ba.org.br

COMPARTILHAR