Engenheira Rute Carvalhal dá exemplo de que a mulher pode chegar aonde quiser

0
205
Rute Carvalhal, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Foto: Sheila Barretto/CN)

A mulher tem buscado cada vez mais ocupar seu espaço na sociedade como um ser atuante e não como mera espectadora. Neste Dia Internacional da Mulher, o Camaçari Notícias entrevistou a engenheira civil Rute Carvalhal, uma mulher forte, profissional exemplar e que desempenha importantes papéis dentro da sua profissão.

Na Engenharia, que durante muito tempo foi um lugar ocupado por homens, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço, como exemplifica Rute. “Embora a gente tenha um conselho profissional que predominantemente é ocupado por profissionais homens, temos muitas mulheres hoje em várias áreas da Engenharia que antigamente nem existiam, como a Engenharia Militar, por exemplo. A mulher têm percebido que ela pode ocupar o lugar que ela quiser ocupar”.

Apesar desse avanço, ela admite que ainda existe um certo preconceito por parte de alguns homens, mas para ela isso é muito fácil de ser contornado. “Você vai se impondo enquanto profissional e vai mostrando pros homens que ser mulher é um mero detalhe porque o que vale é a sua competência em gerir o trabalho que você está fazendo”.

Vinda de uma família composta por vários engenheiros, Carvalhal conta que nunca se intimidou diante dos desafios. “Eu venho de uma família de engenheiros e isso nunca me intimidou, pelo contrário, foi um grande incentivo pra mostrar que nós mulheres podemos chegar aonde a gente quiser”.

Toda essa força e perseverança fizeram com que Rute Carvalhal atingisse importantes cargos. Hoje ela é a primeira presidente mulher da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), instituição que tem mais de 30 anos e agrega mais de 1500 profissionais da Engenharia Civil. E não para por aí, Rute também coordena todas as entidades baianas pelo Conselho Regional de Engenharia. “Eu sou uma mulher em um universo em que temos 13 entidades em que só duas tem presidente mulher e eu sou a coordenadora de todos eles”.

Além de tudo isso, nossa entrevistada ainda é a única representante da área de Engenharia de Segurança do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Prefeitura de Camaçari através da Secretaria de Saúde. A engenheira explicou o trabalho que desempenha no Cerest. “Eu faço inspeções em ambientes e processos de trabalho, faço investigação de acidentes graves e com óbitos e nós respondemos esses relatórios junto ao Ministério do Trabalho. Nosso objetivo é focar na questão da condição do trabalhador e apontar paras as empresas os problemas para que sejam resolvidos com o intuito evitar os acidentes”.

Neste dia especial, Rute deixa uma mensagem para todas as mulheres. “O dia da mulher são todos os dias em razão de que a mulher é a grande responsável pela perpetuação da espécie, todas as pessoas vieram de um ventre materno. Por esse motivo a mulher precisa ser respeitada, precisa ser valorizada, precisa que a gente consiga conquistar os espaços e os níveis salariais iguais aos dos homens, mas que acima de tudo haja respeito pela mulher”.

 

Fonte:Camaçari Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here