Escritório da ABENC-BA em Itabuna realiza seminário sobre Saneamento

223

No dia 13 de junho a Associação Brasileira de Engenheiros Civis – ABENC-Ba, Escritório Regional de Itabuna, promoveu o seminário Saneamento: O que queremos? O que podemos?

O Evento contou com participação da sociedade organizada e os seguintes entes públicos: ABENC-BA (Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia); AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia); EMASA (Empresa Municipal de Saneamento); MESB (Movimento Empresarial do Sul da Bahia); Universidades e faculdades do município de Itabuna e região (FTC – Faculdades de Tecnologias e Ciências, UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia).

Na abertura do evento, o diretor do escritório de Itabuna representante da ABENC-BA, Eng. Francisco de Oliveira França, salientou que a situação do saneamento em Itabuna é crítica, indicou a necessidade de se elaborar projetos para buscar investimentos na esfera federal e a importância do evento para despertar na sociedade sobre a falta de saneamento na cidade. O professor Flavio Leopoldino, coordenador dos cursos de engenharia da FTC/Itabuna, informou que a FTC estará sempre disponível para receber eventos como este.

Em seguida, os professores Maurício Moreau (UESC) e Valerie Nicollie (UFSB) apresentaram os projetos e ações de cada instituição para recuperação de mananciais hídricos da cidade. O diretor técnico da EMASA, João Bittencourt, apresentou as ações desenvolvidas pela empresa e as perspectivas de ações futuras. Representando o MESB, o empresário Ronaldo Abude alertou para urgência de soluções para a falta de saneamento.

Após a sessão de palestras, foi formada uma mesa redonda para questionamentos e ampliar as discussões sobre o tema em debate. Além dos palestrantes, participaram da mesa de debate o Eng. Francisco França (ABENC-BA), Marcus Vinícius Nascimento (Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal), Secretário Patrick Olbera (SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Secretário John Nascimento (Secretária de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente), Jader Guedes – diretor presidente da EMASA e Luciano Veiga – Secretário Executivo da AMURC (Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano).

No encerramento, o Eng. Kleber Carvalho, vice-diretor do escritório da ABENC-BA em Itabuna, agradeceu a participação e presença de todos em nome da entidade, salientou a relevância do tema discutido e conclamou os engenheiros civis para discutir os problemas de nossa cidade.

Compartilhe: