Escritório da ABENC-BA Feira realiza encontro para tratar de Mobilidade Urbana Sustentável na Bahia

0
98

Com a participação de mais de 100 pessoas, entre profissionais e alunos de engenharia civil, foi realizado no último dia 11 de outubro pelo Escritório Regional da Abenc BA em Feira de Santana a palestra sobre mobilidade urbana sustentável na Bahia, e contou com o Eng. Danilo Ferreira, diretor de política e do planejamento da mobilidade do governo do Estado da Bahia, abordando temas relacionados a construção de uma rede integrada de transporte público urbano e interurbano das metrópoles baianas de Salvador e Feira de Santana no Estado da Bahia.

Iniciando com o eixo central e ponto de partida da rede o Metrô de Salvador, o Eng. Danilo explicou como acontece o planejamento das futuras redes de integração e de que modo contribuirão para o desenvolvimento urbano sustentável das cidades que compões a malha integrada. Projetos como O VLT/monotrilho metropolitano para as cidades de Camaçari, Simões Filho e Dias D’Ávila, o novo terminal Rodoferroviário de Águas Claras, o trem Intercidades (TIC) Salvador – Feira de Santana, e possíveis Projetos de VLT/monotrilho             para as cidades médias, como por exemplo, o VLT Monotrilho do Anel de contorno de Feira de Santana, foram destaque na apresentação.

Segundo o palestrante o desenvolvimento desses projetos nascem integrados, de modo que produzem entre si uma relação positivista que agrega valor às cidades, e ajudam a melhorar a  viabilidade econômica de cada projeto, de modo que quanto mais atratividade maior será a migração de modais menos competitivos como o transporte alternativo, o transporte rodoviário tradicional e a migração de usuários do transporte individual para essa rede multimodal sobre trilhos que os governantes do  Estado vem avaliando.

Na oportunidade, o Coordenador do Curso de Engenharia Civil da FTC, Eng. Ernesto Neiva agradeceu a oportunidade de proporcionar um momento significativo e pertinente para a comunidade da instituição.  Acrescentou também que o tema Mobilidade Urbana, foi tratado com muito apreço pelo palestrante.  Todos os tópicos foram bem relevantes para que todos pudessem aprofundar os conhecimentos, principalmente tendo feito uma breve exposição sobre a situação do planejamento viário da cidade de Feira de Santana. Os participantes demonstraram bastante interesse e sinalizaram a positividade do encontro. No final deixou registrado que a instituição está aberta para outras parcerias exitosas como esta.

Fonte: Ascom Abenc-Feira de Santana

COMPARTILHAR