Itabuna recebe terceiro escritório regional da Abenc-BA

0
704

Itabuna recebeu no dia 9 de março, o terceiro escritório regional da Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Dep. Bahia (Abenc-BA). O evento contou com participações de lideranças locais, profissionais representantes de instituições de ensino e do Conselho de Engenharia e Agronomia.

A presidente da Abenc-BA, engenheira Rute Carvalhal, cumprimentou os presentes, e destacou a importância de fortalecer e valorizar o engenheiro civil, que hoje vivencia a redução dos postos de trabalho, além da necessidade da criação de espaços qualificados de discussão de temas de interesses desses profissionais, objetivo maior de estar realizando o evento na região cacaueira.

Diversos pronunciamentos se destacaram na mesa de abertura, que contou com o engenheiro civil Rui Ribeiro Cordeiro, vice-presidente da Abenc, professor e engenheiro civil Joaz de Souza Batista, representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA e diretor do Escritório Regional de Vitória da Conquista, o engenheiro civil Francisco de Oliveira França, indicado para o cargo de diretor do Escritório Regional de Itabuna, o engenheiro civil Atila Dócio, representante do Crea-BA da Inspetoria de Ilhéus, o engenheiro civil Kleber Marcelo Braz Carvalho, representante do Crea-BA da Inspetoria de Itabuna, professor e engenheiro de produção Ruan Carlos de Araújo Moura, representante da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, e o administrador Marcus Vinicius Santos Nascimento, superintendente da Caixa Econômica Federal Regional do Sul da Bahia.

Ao agradecer a acolhida dos profissionais da região cacaueira, o vice-presidente da Abenc, Rui Cordeiro, destacou que a Abenc não poderia ampliar seus horizontes sem a participação dos engenheiros que tanto trabalham, fortalecendo a profissão. Já o engenheiro Joaz de Souza Batista, diretor do Escritório Regional de Vitória da Conquista, cumprimentou o povo grapiúna pela acolhida, declarou a importância da entidade para fortalecer os engenheiros civis locais, não somente pela dimensão da atuação profissional, mas como fomentador do desenvolvimento por onde passa. Dando início a sua fala, o novo diretor regional da Abenc, engenheiro Francisco França e atual Secretário de Obras do município, agradeceu a indicação para o cargo, e parabenizou as mulheres pelo dia 08 de março. Na oportunidade, apontou os graves problemas no município de Itabuna, principalmente pela falta de saneamento na cidade que eleva problemas de saúde das populações menos assistidas, apontando o Rio Cachoeira que corta o município e que se transformou em um grande canal de escoamento de águas servidas.

A mesa de abertura foi encerrada com a fala do administrador Marcus Vinícius Nascimento, da CEF, que parabenizou a todos pela iniciativa, destacou a importância do profissional engenheiro civil que muito tem contribuído para as ações fiscalizadoras das obras financiadas pela instituição que ali representava e colocou o auditório da instituição a disposição para realização de reuniões e eventos de interesse dos profissionais.

Na sequência, a presidente Rute Carvalhal proferiu a apresentação institucional da entidade, sua finalidade, sua atuação no cenário baiano, as ações da atual gestão nos últimos 12 meses e apresentou o CAV- Clube Abenc de Vantagens. Antes de encerrar a exposição destacou a agenda de ações para este ano e os principais pontos previstos para a atuação do novo escritório local. Finalizando, convidou a todos para se associarem a Abenc-Ba, fortalecendo cada vez mais a representação dos profissionais de Itabuna e região e agradeceu ao empresário Ronaldo Abude, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, pela liberação do espaço onde foi realizado o evento.

O ponto alto da inauguração do escritório foi marcado pela participação do engenheiro civil Jorge Ribeiro Carrilho, de 91 anos, e 60 anos de formado, que com muito orgulho estava participando do lançamento e feliz por ter sido convidado a compor o quadro de diretores no cargo de segundo vice-presidente local. Estiveram presentes também conselheiros do Crea-BA que residem na cidade e profissionais de outros municípios, a exemplo de Ilhéus, Uruçuca e Canavieiras.

No encerramento do evento os profissionais foram presenteados com diversos brindes doados pela MUTUA – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-BA, colaboração do atual diretor Eng. Joseval Carqueja e do Kit da coleção História da Bahia e a Engenharia, colaboração do presidente Marco Antônio Amigo.

O primeiro homenageado foi o novo diretor do Escritório Regional, engenheiro Francisco França, que recebeu a placa comemorativa dos 30 anos da Abenc-BA. Por unanimidade dos presentes, foi entregue o primeiro Kit da coleção História da Bahia e a Engenharia para o engenheiro Jorge Carrilho.

Após o preenchimento dos nomes dos profissionais participantes do escritório regional na ata oficial, foi produzida a foto oficial, seguida de coquetel de confraternização.

Texto base: Rute Carvalhal Borges

COMPARTILHAR