Nova sede da Abenc-BA é inaugurada em noite de homenagens

342
  • A noite desta terça (30 de maio) foi especial para dezenas de representantes de entidades de classe, profissionais da área tecnológica, além de políticos, autoridades e amigos, que compareceram a Rua Monsenhor Sadock, nº 40. Era o momento de inaugurar a nova sede da Abenc-BA, Engenheiro Manuel Segura Martinez. “Toda entidade sonha ter um lar. E a Abenc agora tem, graças a uma família cujo berço tem uma história na Engenharia deste país. Manuel Segura sempre defendeu os interesses da Abenc, logo, os interesses dos profissionais da área tecnológica. Vamos em frente, sempre agradecendo e trabalhando em benefício dos engenheiros e da sociedade”, defende Rute Carvalhal, presidente da Abenc-BA.

O presidente do Confea, Tadeu da Silva, fez questão de marcar presença, ao cumprimentar a diretoria da Abenc e os engenheiros civis do Estado. “Somos nós, engenheiros civis, que construímos uma nação melhor, que construímos tudo que a sociedade precisa, desde a habitação, pronto-socorro, hospital, aeroporto…. Basta olhar ao nosso entorno. A inauguração da sede própria com uma homenagem ao nosso saudoso Manuel Segura Martinez, tem um significado muito importante. Abrigar uma casa onde as grandes questões da engenharia civil foram e vão continuar sendo discutidas, é um momento de grande satisfação e felicidade”.

Em nome do Crea-BA, o vice-presidente do Conselho, Luciano Hocevar, saudou a Abenc e os engenheiros civis, destacando que a indústria da construção civil é uma grande geradora de empregos e importantíssima para o desenvolvimento do país. Hocevar pontuou o significado da sede da Abenc como uma nova casa para os engenheiros civis na Bahia. “A homenagem ao Engenheiro Manoel Segura Martinez é justa para aquele que dedicou sua vida à engenharia civil da Bahia e um gesto louvável de seus herdeiros, que abriram mão de seu patrimônio para dar à sociedade um pouco de tudo o que construíram e receberam. [Peço uma salva de palmas para eles !]. Precisamos de mais empresários assim, que promovam o desenvolvimento e que pensem também na sociedade. Que esta sede seja um local de união e desenvolvimento”, concluiu.

O presidente da Abenc nacional, Francisco Ladaga, aproveitou para destacar o momento. “A Abenc-BA sempre foi uma entidade aguerrida, exemplo para todos nós e muito nos orgulha. Quando fui eleito, pela primeira vez, presidente da Abenc nacional, Manuel Segura estava ao meu lado. Hoje, esta congregação já entrou para a história”.

Presentes à solenidade, os presidentes dos Creas Paraná e Brasília também registraram a importância da nova sede. “Com certeza é o início de muitas conquistas. Aos familiares de Manuel Segura, a engenharia civil agradece este belo gesto”, disse o engenheiro civil Joel Krüger (Crea-PR). “Todo mundo quer uma casa e a família dos engenheiros civis agora tem uma. Essa doação foi um gesto espetacular. Os engenheiros civis estão de parabéns. Rute é uma batalhadora e uma mulher guerreira. Merece, junto a diretoria, fazer um grande trabalho para a Bahia e para o Brasil”, completou o engenheiro Flavio Correia (DF).

 

Trajetória reconhecida

A vida e obra do engenheiro Manuel Segura Martinez (falecido em 2014), cuja trajetória foi marcada na Construtora Segura  foi amplamente destacado entre os convidados. O presidente da Ademi-BA, Claudio Cunha, destacou o espírito associativo que Manuel Segura sempre manifestou às entidades de classe. “Por isso quero ressaltar e valorizar o desprendimento dos filhos que, com essa doação, imortaliza o pai, que tanto valorizou e tanto fez pela engenharia do Estado. É um momento muito importante para todos nós”.

Já o presidente do Sinduscon, Carlos Henrique Passos, pontuou a satisfação de estar presente, ser um associado da Abenc e ter convivido com vários engenheiros que presidiram a entidade. “O desafio da Abenc agora é grande. É uma imensa responsabilidade porque aqui funcionou a Construtora Segura, cuja sede foi o embrião de uma empresa familiar. Esperamos que a Abenc continue crescendo com muito sucesso”.

 

Engrandecendo os 30 anos da Abenc-BA, o vice-presidente, Rui Cordeiro, estava muito emocionado. “Há 30 anos eu e Raimundo Borges fundamos a Abenc. De lá pra cá, enfrentamos muitos desafios e adversidades. Hoje temos uma Abenc renovada e com quatro diretorias regionais. Ter Rute Carvalhal como presidente e à frente desses avanços é uma satisfação. E Adriano cumpre uma grande missão de atender o sonho do pai. Realmente é um momento que eu nunca esperava acontecer e aconteceu. Estou muito feliz por isso”.

O atual secretário de CiênciaTecnologia e Inovação da Bahia, Vivaldo Mendonça, fez questão de prestigiar a nova sede. “Parabenizo a Abenc e me coloco à disposição para contribuir com o fortalecimento das associações de classe. Destaco que Rute Carvalhal tem cumprido uma grande missão, porque o que nos une é muito maior do que o que nos separa. Isso significa que trabalhar para servir o país é a nossa missão. Parabéns Abenc e engenheiros civis. Muita vitória pela frente”.

Antes de encerrar a solenidade e descerrar a placa de inauguração, o engenheiro Adriano Segura proferiu algumas palavras em nome da família. O herdeiro traçou um histórico da importância do trabalho do pai e de sua relação com os profissionais da área tecnológica, além do carinho com a Abenc. “Para minha família, a doação é a realização do sonho de meu pai. É muito mais especial porque todos da família moravam bem perto deste prédio. Agora, com certeza a Abenc fará um grande trabalho em benefício dos engenheiros civis e da sociedade. A gestão da Abenc está de parabéns”.

A Abenc-BA agradece o apoio do Crea-BA, da Mútua-BA (representado na solenidade pela senhora Hedilma Oliveira) e das empresas: PenSa Eventos; Brisa Materiais de Construção; QG Construções; PHA Serviços e Engenharia; 2G Vidraçaria de Alumínio; Conimper e Fibra Forte Impermeabilizacão; Cabos & Lâmpadas; Adm Hall Ltda; Verth; Engpiso; Engebahia; Saneando Engenharia; Mehlen Construções; Sertenge; Global off shore; La Parrilla Porteña.

 

 Confira mensagens para a Abenc-BA

“É um imenso prazer estar aqui. Desejamos parabenizar a Abenc e desejar parcerias nesta nova Casa” (Bernardo Romano, diretor do Instituto Baiano de Direito Imobiliário).

“A sede é um ponto de referência. É um marco. Agora é para sempre, onde a categoria poderá se reunir, discutir, e realizar parcerias com a universidade em benefício dos profissionais e da sociedade”. (Tatiana Dumêt, diretora da Escola Politécnica da UFBA).

“A engenharia está passando por um momento de ressignificação de seu papel na sociedade, diante do cenário que temos visto. Por isso é importante a revalorização do papel desse profissional, que é fundamental para o desenvolvimento do país. Parabéns a Abenc e muito sucesso” (professor e engenheiro Paulo Henrique Amorim).

“O IBAPE divide esta alegria com a Abenc. As entidades batalham muito para conseguir uma forma de receita para que a entidade perdure. Ao receber esta doação da família Segura, esperamos que a Abenc se perpetue e avance”. (Amarilio Coelho Barroso Magalhães, diretor do IBAPE-BA).

“É uma vitória para todas as associações porque é muito difícil agregar profissionais da área tecnológica. Conseguir esse feito e ainda uma sede é digno de receber o nosso respeito e nossa homenagem”. (Pedro Augusto Lemos de Souza, presidente da Associação Baiana de Engenharia de Minas).

“Manuel Segura deixou um legado para a Abenc continue trabalhando para o enobrecimento e engrandecimento da engenharia. Espero que a diretoria da Abenc realize grandes projetos aqui”. (João Batista Paim, presidente do Clube de Engenharia da Bahia).

 

Compartilhe: