Posse e confraternização da nova diretoria da ABENC-BA triênio 2019/2021

0
431

No último dia 18 de dezembro os associados da ABENC-BA participaram da posse da nova Diretoria Executiva que a partir de 2019 conta com o Eng. Adriano Segura presidente da entidade. O evento contou com a presença de associados e membros da nova diretoria, conselheiros, do presidente de honra e fundador Eng. Raimundo Pereira Borges e do presidente do CREA-BA Eng. Luis Edmundo Prado de Campos. A presidente Eng. Rute Carvalhal que está finalizando o mandato deu início a posse fazendo uso da palavra, agradecendo a presença de todos, destacando a longa caminhada enfrentada pela gestão para conseguir manter a entidade viva, em razão do fim dos repasses recebidos pelo conselho, que era utilizado para manutenção e outros gastos, mesmo assim realizou diversos eventos ao longo dos 3 anos, destacando a instalação de cinco escritórios regionais em cidades do interior do Estado. Destacou também que desde 2016 a entidade participou e foi classificada em todos os Chamamentos Públicos propostos pelo CREA e pelo CONFEA, mas que somente este último semestre foi possível realizar o Curso de Patologias, com duas turmas em Feira de Santana e em Salvador, que teve grande aceitação e um quantitativo significativo de participantes.

Em seguida passou a palavra para o fundador da entidade Eng. Raimundo Borges que declarou estar muito feliz por saber do novo presidente Eng. Adriano Segura, filho do seu grande amigo Eng. Manoel Segura, destacou que a entidade lutou muito para sobreviver e continua lutando, citou a presença das diversas entidades representadas no evento e pediu desculpas pelo esquecimento das palavras por conta da doença, que se sente muito fraco e debilitado,  citou que Rute encorajou e insistiu e ele acabou comparecendo.  Na oportunidade fez agradecimento expresso para todos ouvirem: “Adriano Segura este jovem engenheiro civil que teve o coração aberto e nos doou o espaço para que a gente pudesse tocar essa organização pra frente, portanto se seu pai tivesse aqui e eu sugerisse, eu que era muito amigo de seu pai, sobre o que nós fizemos quanto a doação da sala, eu tenho certeza que ele aprovaria, ele estaria de acordo, você está atendendo a seu pai. É isso aí, o que nós queremos é a união, engenheiros civis unidos. Na verdade, a maior parte do capital que circula em uma nação passa pelas mãos dos engenheiros civis e ainda temos muito a fazer neste muito.”

O Vice-Presidente Eng. Rui Cordeiro também fez uso da palavra de declarou que começou na ABENC com Raimundo Borges que é o associado número 1 e ele o número 2 e hoje estamos com Rute Carvalhal na presidência da entidade. “A ABENC na nossa gestão cresceu muito e Adriano nos ajudou muito doando a nossa sede, hoje somos referência no país, único departamento com sede própria. Agora o que nós queremos é trabalho, convidamos Adriano Segura para ajudar cada vez mais. Eu tenho certeza que faremos muito mais e o que precisamos é da colaboração de todos, não podemos dispensar ninguém, se trabalharmos muito faremos muito mais em relação ao que fizemos. Assim esperamos no final da gestão de Adriano muito mais.”

Em seguida a presidente convidou os Eng. Arival Cidade na qualidade de representante do IBAPE-BA e o Eng. Paulo Medeiros na qualidade de representante do CEB e do SENGE-BA para fazerem uso da palavra. Cidade iniciou sua fala destacando: “Fui presidente do IBAPE NACIONAL e tive que administrar algumas vaidades que infelizmente a vaidade pessoal passa predominar sobre o interesse coletivo, fico feliz em ver você Adriano, jovem, teve um aprendizado longo na caminhada junto a seu pai, que foi um destaque da engenharia da Bahia, quem sabe do Brasil, convivi com Segura deste a época da faculdade, vi a evolução dele profissional, seu pai realmente trazia motivação. A você como líder hoje desta entidade quero dizer, não basta só ter competência, não basta só ter compromisso, líder tem que encantar, para que todos os liderados tenham vontade e disposição para acompanha-lo e realizar o projeto, nada mais e nada menos que isso. Toda vez que sair de casa tem que vim sempre um conceito de que não vai resolver o problema, mas para aceitar o desafio, assim teremos certeza que teremos um novo patamar na nossa vida, muito obrigado.”

Em seguida Medeiros declarou: “A engenharia civil é forte com Borginho, Ayrton e outros que passaram pela presidência da entidade. Tenho acompanhado a ABENC, ajudo na medida do possível. Não conhecia Adriano, conhecia o pai dele, realmente é um desafio e você possa aceitar este desafio, pois sem desafio não vai para lugar nenhum. O clube e o SENGE estão à disposição e parabéns e sucesso na sua eleição.”

Tivemos em seguida a fala do presidente do CREA-BA Eng. Luis Edmundo Prado de Campos de fez as seguintes colocações: “Estamos em Camaçari como em Salvador e outras cidades, sendo pago com verba da prefeitura ou de outras fontes dando uma assistência técnica que pode ter apoio das entidades. Quero fazer um apelo a todos aqui, a gente precisa fazer diversas fiscalizações e as entidades receberem. O CREA está colocando apoio jurídico e técnico para fortalecer as entidades. Precisamos nos unir para ficar a frente do conselho. A ABENC embora não seja a maior entidade, mas agrega os engenheiros civis devem estar na frente desde movimento de fortalecimento do nosso conselho. Aproveito para parabenizar a presidente Rute pela gestão, e que na minha avaliação fechou a gestão com chave de ouro com o curso do PAFEE, eu pude presenciar o Teatro cheio e isso nos orgulha porque nos fortalece. Hoje o CREA possui estrutura para transmitir os eventos para todo os profissionais possam assistir em tempo real e encerro desejando sucesso a Adriano Segura na nova gestão.”

Por fim tivemos o discurso do presidente empossado Eng. Adriano Segura, que iniciou a fala agradecendo a todos pelo convite e confiança em assumir este cargo representando todos os profissionais engenheiros civis associados da ABENC-BA. Destacou a importância da entidade para os profissionais e apontou que muito ainda pode ser feito para avançar ainda mais em defesa dos engenheiros civis. Espera desde já contar com a participação de todos para o bom andamento da entidade nos próximos anos.

A presidente Eng. Rute Carvalhal aproveitou a presença do presidente do CREA-BA Eng. Luis Edmundo, para novamente agradecer a homenagem que a entidade recebeu do conselho no dia do engenheiro e solicitou o registro de foto com a placa comemorativa com o novo presidente da ABENC-BA Eng. Adriano Segura, o que foi prontamente atendida.

Ao final do evento todos foram convidados a assinar da Ata de Posse para que o ato seja efetivado e a partir de janeiro de 2019 a nova Diretoria sob o comando do Eng. Adriano Segura possa entrar em exercício do mandato, seguindo para a confraternização dos presentes no Restaurante Cantina Volpi, localizada no bairro da Pituba, reservada para este fim neste dia importante para os associados.

Todos confiantes e na certeza que o lema União, Compromisso e Ação seja a base para o sucesso da nova gestão para o triênio 2019/2021.

 

Fonte: Ascom ABENC-BA

COMPARTILHAR