Profissionais terão acesso, em linguagem para eles formatada, aos fundamentos necessários para entender e lidar com a Terra

0
1281

Nos últimos dias, deu-se muita divulgação a tremores de terra, que assustaram os baianos. Mas eles são mais comuns que o geralmente percebido e suas causas naturais ainda nos rondam. Neste sentido, o estudo geológico é fundamental para adquirirmos uma compreensão da Terra, da sua constituição, evolução, grandes perspectivas e detalhes menores.

Com a proposta de oferecer subsídios aos profissionais da área tecnológica, estudantes e interessados em geral, para responder a esses questões, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis, departamento Bahia (Abenc-BA) vai promover o curso “Geologia para engenheiros. Para saber, bem viver e lidar com a Terra”, no período de 22 a 26 de maio de 2017. As aulas serão ministradas pelo mestre em Geologia Rubens Antonio (autor do livro História Geológica da Bahia) e serão realizadas no auditório da Faculdade Maurício de Nassau (Pituba), sempre das 18h30 às 21h30.

De acordo com o professor Rubens Antonio, as noções fundamentais de Geologia são decisivas, educando o olhar e condicionando o agir, moldando as corretas apreciações e ações, no lidar objetivo com o mundo em torno. “Em suma, saber Geologia é ver e entender, do detalhe ao macro, a superfície da Terra, as condicionantes e os frutos das nossas intervenções”, explica.

Durante o curso serão apresentados temas como: minerais, rochas, intemperismo, erosão, deslocamentos, deslizamentos, desmoronamentos, avalanches, influência de edificações, Bacias sedimentares, falhas, dobramentos, rochas metamórficas, gravidade, magnetismo, sísmica, terremotos e maremotos, além da estrutura da Terra e sua história.

A inscrição é feita diretamente no site da Abenc – www.abenc-ba.org.br

 

Confira a programação do curso:
Dia 22 (segunda-feira)
Minerais – O que são e sua significação, distribuição, variedades.
Rochas – O que são, formação, distribuição, características e utilização.
Rochas ígneas – As rochas formadas a partir do magma, tipos, variações, propriedades. Ocorrência, no tempo.
Intemperismo – O ataque natural às rochas, seus enfraquecimentos físicos e químicos.
Erosão – O deslocamento do material intemperizado e suas consequências. Deslocamentos, dos tênues aos desastrosos. Deslizamentos, desmoronamentos, avalanches.

Dia 23 (terça-feira)
Bacias sedimentares – Como se formam, características, propriedades.
Rochas sedimentares – Rochas formadas a partir da desagregação, transporte e compactação de rochas anteriores.
Estratigrafia – Como se formam, características, tipos, dimensões dos grandes leitos de rochas sedimentares.

Dia 24 (quarta-feira)
Tectônica – As forças que levam às alterações de grandes pacotes rochosos. Falhas – Os esforços, as partições e deslocamentos de blocos rochosos. Dobramentos – Deformações nas rochas, suas causas, características, origens, consequências.
Rochas metamórficas – Transformações sofridas pelas rochas em condições de altas pressão e temperatura, os tipos, condições, resultados.

Dia 25 (quinta-feira)
Gravidade – Significado, reflexos, diferenças.
Magnetismo – Significado, variações, propriedades.
Sísmica, Terremotos e Maremotos – Origens, propriedades, utilidade, efeitos, previsibilidade.
Estrutura da Terra – Composição, acessibilidade, variações.
Tectônica de Placas – Uma Terra em pedaços e dinâmica. Causas, efeitos, deriva continental, Pangeias.

Dia 26 (sexta-feira)
História Geológica da Bahia – Modificações dos nossos terrenos de 4,56 bilhões de anos até a atualidade.
Geologia da Bahia – Distribuição das grandes unidades.
Geologia de Salvador – Unidades e estruturação.

Sobre o professor ministrante:

Rubens Antonio da Silva Filho é graduado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1078-1982), em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995-1999), tendo cursado também Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989-1993). Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. É servidor público desde 1984, atuando como Geólogo do Museu Geológico do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, respondendo por questões relacionadas à Minerologia, à Geologia, à Paleontologia e às Histórias Geológica e daMineração. Autor de livros e mapas, Ministra cursos relacionados a Geologia, História Geológica, Artes, História, com ênfase para o Cangaço, e urbanização de Salvador, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

 

Sobre a ABENC-BA:

A Associação Brasileira de Engenheiros Civis – Departamento da Bahia (ABENC-BA) é uma entidade de utilidade pública que congrega associativamente os engenheiros civis domiciliados no Estado da Bahia e integra-se desde a sua criação à ABENC/Nacional. Uma de suas atividades é a promoção de eventos da Engenharia Civil, tendo, também, como meta a inserção social e visibilidade profissional do engenheiro civil. 

 

Serviço

Curso Geologia para engenheiros

22 a 26 de maio, das 18h30 às 21h30

Faculdade Maurício de Nassau

Rua dos Maçons, 364 – Pituba
Promoção: Associação Brasileira de Engenheiros Civis Dep. Bahia (Abenc-BA)
Investimento do curso:
R$ 120,00 (profissionais) e R$ 80,00 (estudantes)
Inscrição: 
www.abenc-ba.org.br
Dúvidas ou esclarecimentos: Email: 
paulosertorio@abenc-ba.org.br

assessoria Abenc-BA – 71 999745858

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here