Rute Carvalhal faz palestra sobre a crise na engenharia e mercado de trabalho

0
336

Neste sábado (11 de fevereiro), a presidente da Abenc-BA, eng. civil Rute Carvalhal, falou sobre o atual cenário de crise que tem resultado em grande impacto no mercado de trabalho dos profissionais da Engenharia Civil. O tema foi abordado na Faculdade Maurício de Nassau em Salvador, unidade Pituba, em evento “Engenharia Civil: Perspectivas e Desafios no Mundo Atual”, coordenado pela eng. civil Jessica Carvalho Leite.

A apresentação destacou a importância do engenheiro civil para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, independente de qualquer crise ética ou econômica que atualmente tem resultado em um grande número de profissionais fora do mercado de trabalho. Carvalhal declarou que conceituar a engenharia é ter a real compreensão do que significa a palavra engenhar, que vem do conceito de ser gênio e evidencia a capacidade criativa do profissional. Assim, o engenheiro é, sem dúvida, um dos profissionais mais completos e, portanto, pode atuar em qualquer área, desenvolvendo sempre sua capacidade criativa de inovação.

Ao pontuar a importância que o profissional deve ter em se qualificar cada vez mais para enfrentar o mercado tão competitivo e excludente, a presidente ressaltou que estamos vivendo na era do conhecimento, ou seja, cada vez mais o profissional precisa acompanhar as transformações que exigem uma atuação mais ampla e completa dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação.

Outro aspecto importante, de acordo com Carvalhal, diz respeito ao fato do mundo ser globalizado e interligado, e as decisões precisam ser tomadas de forma rápida, focadas na melhor escolha. “Cada profissional deve valorizar sua capacidade empreendedora, procurar sempre ter uma visão mais precisa do negócio, saber se relacionar com os ambientes internos e externos da organização, realizar suas atividades de forma planejada e adotando sempre as melhores técnicas com base da ética e responsabilidade”, acrescentou.

Participaram do evento com depoimentos sobre a recessão do mercado de trabalho e suas experiências para o enfrentamento da situação, o estudante Cleber Ferreira, do quinto semestre de engenharia civil da Faculdade Maurício de Nassau e sócio da empresa EHAD Construtora, e o eng. civil Rodrigo Lima, sócio da empresa TST Engenharia.

Ao final do encontro a presidente falou da importância da entidade e convidou a todos para se filiar a Abenc, participando ativamente de suas atividades em benefício da engenharia e da sociedade.

COMPARTILHAR