Theodoro Sampaio é homenageado na abertura da 73ª Soea

0
360

O engenheiro baiano Theodoro Fernandes Sampaio foi uma das personalidades homenageadas com a inscrição no Livro do Mérito da Engenharia, na noite de abertura da 73ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), que está sendo realizada de 29 de agosto a 1º de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). A cerimônia foi prestigiada por mais de três mil pessoas. Neste ano, o Confea homenageou 24 profissionais da área tecnológica do Brasil.


O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), engenheiro mecânico Marco Antonio Amigo e o presidente do Instituto Politécnico da Bahia (IPB), engenheiro eletricista Caiuby Alves, representaram a família de Theodoro Sampaio no evento. Na ocasião o gestor do Crea-BA ressaltou a importância da homenagem àquele que fez história na engenharia da Bahia e do Brasil. “Mais que merecida essa homenagem a um profissional exemplar que se dedicou não só a área tecnológica, mas também a política e a literatura”, ressaltou.


O presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, destacou que o país passa por uma grave crise econômica, política e ética e lembrou que existem mais de 30 mil obras paralisadas ou inacabadas país afora. ”Não tem prejuízo maior do que esse”. José Tadeu também defendeu a presença de engenheiros no planejamento e no poder decisório do país, lembrando-se da importância que a Soea tem para debater as grandes questões da Engenharia nacional. “A Engenharia e a Agronomia estão a favor do Brasil e é grande a nossa responsabilidade neste momento”.


O presidente do Crea-PR, Joel Krüger, destacou a realização do 9º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), evento trienal que será realizado após a Soea. “Será o grande momento de alterarmos os marcos legais de nosso Sistema que dificultam nossa possibilidade de realizar mudanças”. Sobre a organização do evento, ressaltou que “desde que o Paraná foi escolhido para sediar esta Semana, tudo foi planejado para cumprir todas as etapas que envolvem a realização de uma Soea”.


 

Láurea do Mérito – O Sistema Confea/Crea prestou homenagem a 24 profissionais em reconhecimento à importância e ao trabalho prestado à sociedade. Para o chanceler da Comissão do Mérito, Mário Amorim Varela, o momento é de reconhecer o trabalho que muitas vezes é desenvolvido solitária e anonimamente. “É singular porque celebramos o brilho da vida de notáveis colegas, que empreendendo ciência, tecnologia, atitudes e sentimentos, fomentaram o crescimento e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”.


Ao agradecer a homenagem em nome dos que receberam a Medalha do Mérito e dos que tiveram seus nomes inscritos no Livro do Mérito, 24 ao todo, Roberto Heinrich valorizou “o tempo das horas dedicadas pelos homenageados ao trabalho, em especial ao ensino”.
 

Anualmente, os homenageados vivos recebem uma medalha. Os homenageados in memoriam são inscritos no Livro do Mérito, cujos registros ficam nos arquivos e biblioteca do Confea. Em 2016, o reconhecimento em separado de três instituições: Clube de Engenharia da Paraíba, Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais e Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná.
 

 

Theodoro Fernandes Sampaio trabalhou como engenheiro sanitarista, urbanista, arquiteto, geógrafo, geólogo, topógrafo, historiador, literato, antropólogo etc. Atuou na Comissão Hidráulica do império, que realizou estudos sobre os portos e navegação no interior do país. Foi um dos idealizadores da criação da Escola Politécnica de São Paulo e um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Elaborou a planta cadastral da cidade de Salvador, em 1905, e atuou no plano para instalação, ampliação e modernização das redes de água e esgoto da capital baiana. Foi eleito deputado federal, em 1927 e escreveu sete livros, entre eles, História da Fundação da Cidade da Bahia e o Tupy na Geografia Nacional, ainda hoje importantes referências bibliográficas. Dois municípios brasileiros (um na Bahia e outro em São Paulo) foram batizados com o nome do homenageado.


A iniciativa de indicar Theodoro Sampaio para ser condecorado com a inscrição no livro do mérito da engenharia partiu do Conselheiro do Crea e Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Luciano Hocevar. Para ele é preciso se fazer uma homenagem a sua obra e memória: “Sua trajetória profissional foi grandiosa. Deve ser valorizada e divulgada para que possa servir de inspiração para novos profissionais”, afirmou.

 

Nadja Pacheco
Com informações da Assessoria de Comunicação do Confea

Fonte: Ascom Crea-BA

 

COMPARTILHAR